roteiro



A ESCOLHA                                                                      

A construção do roteiro envolveu várias etapas. Em primeiro lugar, é claro, estavam os nossos sonhos. As referências acumuladas ao longo da vida. Desde aquele lugar que vimos em uma revista e pensamos “ainda vou lá” até aqueles destinos-obsessão, que já pesquisamos, compramos guias e vimos milhares de fotos antes mesmo de ter idéia de quando e como virariam realidade.

E esses sonhos direcionaram uma pesquisa. Começamos a detalhar os destinos e a procurar por lugares que estão por aí e que nós nunca havíamos pensado. Buscamos boas opções em meio-mundo (e dizemos isso literalmente!). Não sabemos como esse tipo de planejamento era feito antes da Internet, mas sabemos que com ela basta tempo e paciência, porque informação não falta! Nos viciamos em sites como o lonelyplanet e mochileiros.com. Some a isso, inúmeras incursões às livrarias para vasculhar os velhos e bons guias de viagem. Não sei se ainda somos bem vindos nessas livrarias, mas continuamos indo com nossos bloquinhos de anotação nas mãos…

Como teremos muito tempo na estrada, tentamos mesclar da melhor maneira possível o antigo e o moderno, florestas e praias, muita gente e paz. Será magnífico acamparmos nas savanas africanas ou estepes da Mongólia, mas entre os dois lugares, queremos uma cama um pouco mais confortável. Difícil conciliar tudo isso. Mas, não podemos negar, delicioso!

Outro ponto que pegou foi a grana. Vamos ficar um ano fora e nosso orçamento definitivamente não é ilimitado. Então, menos tempo e menos destinos caros e mais ênfase nos lugares mais “econômicos”. Também estamos deixando de ir a lugares fantásticos, mas que provavelmente teremos uma boa chance de voltar em outro momento. Com isso, a América Latina que tanto gostamos ficou de fora dessa jornada. É incrível, no começo um ano parecia uma eternidade. Mas, logo percebemos que era necessário fazer escolhas para termos tempo de conhecer melhor cada lugar em vez de apenas ticar destinos famosos e encher o passaporte de carimbos.

Por fim, pesou o clima. Isso é muito importante! Cada lugar tem uma época melhor e uma pior para visitar e, às vezes, a época pior pode ser mesmo muito complicada. Frio ou quente demais, chuva demais, gente demais. Tentamos evitar isso e perseguir uma eterna primavera mundo afora. De fato, foi o clima que definiu que a viagem seguiria pro leste, mexeu no roteiro várias vezes e selou a data limite pra partida.

 

 

E todo esse trabalho pode ter sido em vão! Porque o roteiro é uma referência, não é definitivo. O começo está mais detalhado do que do meio pra frente. E seguiremos abertos às mudanças que vierem!

   

O ROTEIRO

A viagem está dividida em cinco regiões e é praticamente certo que nós vamos passar em todas elas. Já os países que efetivamente vamos visitar poderão ser mudados ao nosso sabor durante o ano.

Mediterrâneo

Sairemos do Rio de Janeiro no dia 15 de fevereiro de 2011. Primeiro destino: Lisboa. Cidade linda e terra de um amigo que vamos visitar. Essa primeira parte da viagem passa pelos países em torno do Mediterrâneo e deve durar uns 4 meses. De Portugal, vamos para o sul da Espanha e de lá atravessaremos o estreito de Gibraltar para o Marrocos.

No Marrocos queremos rodar todo o país e dois amigos devem se juntar a nós nessas semanas. Ainda no norte da África, vamos para o Egito. Muitas pirâmides, dunas e mergulhos no Mar Vermelho! Como dar uma volta ao mundo e não ficar um bom tempo no Egito?! Sairemos pelo sul da Jordânia e cortaremos até o norte, depois seguiremos pra Israel. Conhecer Petra, boiar no Mar Morto e andar pela histórica Jerusalém estão entre os momentos mais esperados dessa parte.

De Israel subiremos para a Turquia até a surreal Capadócia. Voltaremos um pouco pro sul atrás de belas praias e sítios históricos. E faremos a travessia do Oriente de volta ao Ocidente por Istambul. Entraremos na Grécia pelo norte, cortando o interior do País até Atenas. Alguma ilha grega haverá de nos receber por alguns dias! Atravessaremos de balsa para a Itália.

Na Itália, não deixaremos de visitar cidades como Roma, Veneza ou Pompéia, mas a região em que vamos realmente parar por um tempo é a Toscana. Pelo menos, esse é o plano até o momento. Alugaremos um pequeno estúdio em Florença por umas 3 semanas para comprar ingredientes na feira e fazer comida em casa. Um lugar pra receber visitas e umas “férias” de toda a movimentação dos meses anteriores.

Sul da África

Sairemos de Roma para Johanesburgo, mas antes, uma bem vinda escala em Londres. Como nós dois já moramos um tempo na Inglaterra, será um retorno juntos 15 anos depois. Também esperamos encontrar com um grande amigo lá, se tudo der certo em seu mestrado. Na África do Sul, passaremos pelas montanhas Drakensberg, por Durban e pela Costa Selvagem.

No dia 14 de julho estaremos na Cidade do Cabo. Aconteça o que acontecer antes disso, não importa quantas vezes o roteiro mude, nessa data temos que estar lá. Sairemos para um overland, uma forma de safári de caminhão em que você ajuda e cozinhar, limpar, montar e desmontar o acampamento e que te permite ir a lugares incríveis sem ter que gastar os tubos normalmente cobrados para chegar a esses destinos.

Subiremos nesse safári para a Namíbia, passando pelo Fish Canyon e pelas enormes dunas do Deserto da Namíbia. Além de cuidar da casa sobre rodas, teremos a difícil tarefa de buscar por elefantes, leões e rinocerontes. Esse trajeto termina na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue nas descomunais Victoria Falls. E então voltaremos à Johanesburgo para embarcar para a terceira etapa da viagem, a Ásia Central.

Ásia Central

Sairemos do meio da savana na África para as megalópoles Hong Kong, Xangai e Pequim. Ainda na China, conheceremos os guerreiros de terracota em Xian, a Grande Muralha e as paisagens rurais do sul com seus grandes rios entre montanhas alucinantes. Iremos até a Mongólia para acampar com nômades em um esquema chamado Ger to Ger. E uma vez lá, porque não visitar o Deserto de Gobi e o White Lake?

Quase sempre viajaremos de trem e ônibus, mas também estaremos de olho nas opções de vôos baratos, táxi e até cavalos! Para as maiores distâncias, estamos encaixando trechos da passagem de volta ao mundo da OneWorld.

É o caso do trecho para o Nepal. Queremos ir a Kathmandu, vislumbrar o Everest e com o espírito bem zen ver o sol nascer no Himalaia. Em seguida, a Índia. Fizemos uma ginástica geográfica para chegar à Índia apenas no final de setembro e evitar o pior das monções. Pensamos em ficar pelo norte: Varanasi, Agra, Délhi, Jaipur e, finalmente, Bombaim.

Vibramos ao imaginar a diversidade e riqueza cultural que vamos vivenciar. Do mundo árabe aos templos budistas, passando por pequenos povoados na Namíbia. De tudo, talvez seja na Índia o período que mais nos instiga.

Sudeste Asiático

Em Bombaim, embarcaremos para Bangkok e lá iniciaremos a quarta etapa: o Sudeste Asiático. Não esperamos nada menos do que o paraíso nas praias da Tailândia e nos mergulhos em Ko Tao. Mas, antes sairemos para dar uma volta pela região.

Queremos descobrir a beleza dos templos que nos esconde o isolamento de Myanmar. No Laos, ir a Vientiane e Luang Prabang. Vamos testar a famosa simpatia das pessoas desses países e a beleza cênica de lugares como o Rio Mekong. Usaremos muito repelente e sairemos daqui com mais de uma dúzia de vacinas tomadas. Não adianta, realmente parece que os mosquitos são o preço a ser cobrado pelos lugares paradisíacos!

Vamos comer no Vietnã, conhecido por ter a melhor comida do mundo! Pelo menos é o que nos disseram e iremos lá para avaliar. Não só a comida, mas as paisagens do litoral que beiram a perfeição. Sem pressa nessas terras em que nosso dinheiro fala alto e que, sem frescuras, se pode viver com bem menos de US$30 por dia.

Mas, se for para ter frescuras, nossas esperanças de passar uma ou duas noites em um belo 5 estrelas é um amiga que trabalha em um hotel no Camboja. Não será nada mal desfrutarmos desse luxo em uma fase do ano em que não teremos tanto conforto assim. Mas, luxo mesmo será visitar Angkor Wat, ver as corridas de elefantes e poder conhecer um pouco das pessoas que passarem pelo caminho.

Atravessaremos a organizadíssima Malásia até Singapura. Do rústico ao cosmopolita, vamos ter mais uma chance de testemunhar a determinação dos asiáticos para construir prédios altos. Falta tanto tempo, que ainda temos pouca idéia de como percorreremos a Indonésia ou se passaremos por Bornéo e Filipinas. O que imaginamos é que estaremos nessa região por volta do reveillon de 2011 para 2012 e que perambularemos por ali dependendo de onde a chuva deixar e o sol nos convidar.

Oceania

A quinta e última etapa passa pela Austrália e Nova Zelândia. Estará quente e caro, mas não dava pra ficar de fora. As ruas de Melbourne, o pôr do sol em Kata Tjuta, a Tasmânia, a Grande Barreira de Corais… Vamos deixar as escolhas difíceis para quando chegarmos lá. Mas, há muitas coisas que queremos fazer na Austrália, inclusive reencontrar amigos de faculdade da Letícia em Sidney.

Sem falar na Nova Zelândia! Se já desejamos até morar lá sem conhecer, como perder a oportunidade de visitar? Qualidade de vida e natureza indescritível na terra dos esportes radicais. Faremos o que o medo deixar e o orçamento no final da viagem permitir. Mas, a vontade é alugar um motor home e percorrer o melhor das duas ilhas.

É curioso pensar que apesar de toda a expectativa que temos com relação às tantas belezas que veremos no caminho, o que nos dá o maior frio na barriga é viajar por entre povos cristãos, islâmicos, judeus, hinduístas, budistas etc. Pessoas com valores diferentes dos nossos, códigos de conduta variados, visões de mundo únicas. Ao final, é provável que essa diversidade seja exatamente a experiência mais rica da viagem.

Voltaremos à Sidney para pegar o vôo em direção à Santiago. A capital chilena, uma velha conhecida nossa, será apenas uma escala no caminho de volta ao Brasil. Chegaremos ao Rio no dia 15 de fevereiro de 2012.

 

76 respostas para roteiro

  1. Luciana Zacharias disse:

    Olá… A viagem de vocês aconteceu há algum tempo e nem sei se ainda postam sobre isso… Mas, gostaria de saber sobre o Ger to Ger na Mongólia. Como agendaram? Como foi? Indicam a experiência? Foi caro? Tem algum site para indicar?
    Abs…

  2. davi - cassio disse:

    Olá Fred e Letícia, conhecemos o blog de vocês há algum tempo desde que iniciamos o planejamento da nossa grande viagem, estamos aqui para parabenizá-los pelo incrível roteiro e dizer que estamos acompanhando suas aventuras, nossa viagem ao redor do mundo começa daqui há duas sextas feiras no dia 27/01 com início pela Europa e de lá seguiremos roteiro com Oriente-Médio, Ásia e oceania.
    fizemos um blogspot e se quiserem acompanhar ficaremos honrados.
    http://mundo4us.blogspot.com/
    Boa sorte na continuação da sua jornada e esperamos manter contato!

  3. fernandopedro disse:

    Olá, estou acompanhando essa viagem de vocês desde o começo. Não lembro como cheguei ao blog, mas tenho acompanhado cada post. Eu ainda morava em Goiânia-GO.
    Hoje estou no Timor Leste.
    E olha, se vocês vão passar aqui por perto quem sabe não dá uma parada de uns 2 ou 3 dias? Tem muitas coisas legais e lindas aqui.
    No meu blog tem algumas coisas e no meu facebook tem muitas fotos.
    Abraço e boa sorte na reta ‘final’ da viagem.

    • Valeu, Fernando! Quem sabe, né, até o momento não vamos passar tão perto do Timor Leste pra dar um pulinho de dois dias. Mas, os planos já mudaram antes. A gente deve voar de Singapura direto pra Bali. Vamos ver… Abraços e boa sorte aí!

      • fernandopedro disse:

        Olá, cheguei de Bali tem duas semanas. Se tiverem a oportunidade de comerem no Havana Club (na rua do hotel MasaInn) peçam o Mixed Sea Food ou a espetada de Sea Food. Prato grande, gostoso e barato. Tem também um italiano na rua da praia de Kuta, só que esse é bem mais caro. rsrsrs

        Abraços

      • Acabamos não experimentando, pena!! Mas, valeu pela dica! Abraços

  4. Alex Araújo disse:

    Oi tudo bem? Amei o roteiro de vcs. sempre sonhei com uma viagem dessa, mas preciso me organizar, quanto em média fica essa loucura?(rs)
    Vcs vão curtir bastante, e chegarão com muita cultura na bagagem!
    Boa sorte ! Boa viagem !!!!

    • Fala, Alex!! Valeu demais! Estamos acumulando bastante experiência mesmo, impagável! Ou, quer dizer, pagável né rs… Cara, se vc quiser se organizar e orçar uma viagem dessas, as primeiras coisas a pensar são: qto tempo e onde. A grana q vc terá q desembolsar depende imensamente disso (e, claro, tb do seu estilo de viagem). Em alguns países, vc passa bem com 25USD por dia. Em outros, é preciso se virar pra não gastar o triplo… A passagem de volta ao mundo pode ser uma boa forma de deixar os trechos aéreos mais viáveis, detalhamos isso num post lá trás, dá uma checada! Abração!

  5. Oi Fred e Letícia,

    Bem legal o roteiro de vcs. Estarei sempre acompanhando.

    Comecei minha RTW ontem e já estou super feliz com tudo o que está acontecendo.

    Entrem no meu blog: http://www.viajandocomeles.com.br

    Paz, boa viagem e muito sucesso!!!

  6. Najla disse:

    Oi Fred e Leticia!
    Foi um prazer conhecer-los em Victoria Falls. Adorei o nosso tempo junto. Estamos a sua espera em Beijing, na China. Mil beijos, fiquem com Deus e que Ele os acompanhe durante essa linda, perigosa, e inesquecivel jornada!

    Najla e Eric

    • Oi, Najla! Muito bom te conhecer!! Aquela noite em Vic Falls foi incrível! Às vezes nos lembramos do show que vc deu lá… colocando o Hunters abaixo!!!
      Vamos nos falando para nosso encontro em Beijing. Amanhã embarcamos para Hong Kong.
      bj grande!

  7. Anônimo disse:

    Olá Fred Michel … que diria, do Santo Agostinho para o Mundo, rsrsrs ! Eu trabalho com viagens tb … turismóloga apaixonada pelo mundo … já rodei bem, meu irmão mora hoje em Hong Kong (trabalhando pela CSN) … se precisarem de qualquer coisa por lá … me mande o e-mail de vocês. Minha cunhada (que é daqui de BH), hoje é vic-presidente da associação de brasileiros em HK, ela inclusive, deu uma entrevista na BAND (Brasileiros em Hong Kong). Eles moraram em Sigapura tb, acho que poderão ajudar vocês … eu morei tb na Nova Zelândia, posso passar umas dicas e uns contatos lá (familia hospedeira) … me mande o e-mail de vocês no leticia@actaturismo.com.br.
    Abraços e Boa Viagem
    Letícia Westin

    • Oi, Letícia! Pois é, velhos tempos de Sto Agostinho, né… Que legal o seu trabalho, achei ótimo! E valeu pela força com seu irmão, estaremos em Hong Kong daqui pouco mais de um mês. Em Singapura demora um tempo ainda, mas vamos lá também. E Nova Zelândia será o último destino, já em 2012. Obrigado, vai ser ótimo!!
      Abraços

  8. Adriana disse:

    Olá Fred e Denise,
    Façam contato por email quando souberem exatamente quando chegarão na NZ, pois já moramos aqui há alguns/muitos anos e se quiserem poderemos nos encontra e dividimos nossas experiências. Boa viagem :)
    Abraço
    Adri

  9. Fabricio Nakao disse:

    Boa viagem!!!!
    Estou a partir de agora lendo todos os dias os relatos postados aqui no BLOG!!
    Abs

  10. Rennan disse:

    Olá, Fred e Letícia. Comecei a acompanhar o site de voces comecando por hoje heheh… estava lendo o relato de voces no MOCHILEIROS, e creio que sua viagem sera Magnifica, uma experiencia de vida que nao se compra com nenhum dinheiro… E pra mim sera muito interessante a parte do Sudeste Asiatico, ja que estou planejando passar um mes por aquelas bandas, talvez um pouco mais…

    Quero so deixar meus votos de felicidades por todos os lugares que passarem e que aproveitem cada minuto de cada lugar =D Boa sorte a voces e que tudo saia melhor do que o planejado.

  11. Leandro Duarte de Carvalho disse:

    Poxa! Parabéns Pessoal! Michel, iremos lhe acompanhar aqui! Acabei de chegar da ìndia e Dubai. Cuidado com a questão de alimentação e água. Qualquer coisa que precisar na Índia, tenho vários amigos médicos por lá. Abraço, boa sorte! Vamos nos falando!
    Leandro.

  12. Kátia disse:

    Fred, muito legal essa viagem de vocês!!! Adorei o roteiro e já estou acompanhando. Abraços.

  13. Rômulo disse:

    Olá, Fred e Letícia. Que grande e boa surpresa falar com vocês hoje hospedados no apartamento do Vanildo. A partir de agora estou acompanhando todos os seus passos aqui pelo blog, me deliciando com os relatos e fotos.

    Grande abraço e muito boa a serena viagem.

  14. Anônimo disse:

    Admirável a iniciativa de vcs, amei!! Depois dessa a sensação de vida curtida será plena!!!
    Parabéns pela coragem!!

    bjs
    Vivian

  15. Carol Hauser disse:

    Lety (e Fred q estou conhecendo virtualmente),
    Só hj tive oportunidade de ler o blog de vcs!!! Q máximo!!! Achei incrível e morri de invejinha!!!
    Tenho algumas dicas de Israel (lógico!!!). Me manda seu e-mail (eu só tinha o da Claro…) q eu mando tudo!!!!
    Bjão e aproveitem!!!! :-)

  16. Fred,

    conforme prometido na última Timbica já entrei em contato com Maricar nas Filipinas. Assim que tiver um posicionamento dela te passo o contato.
    Te enviei um e-mail também do meu amigo Maurinho, ele morou na Índia por 3 anos e conhece o Nepal. Além de poder te apresentar pessoas na Índia , pois acho muito legal se você tiver a oportunidade de conviver com eles também terá boas dicas.

    boa viagem pra você e a famosa esposa Letícia
    Vou seguindo vocês por aqui e aprendendo um pouquinho mais sobre esse nosso mundo rico em culturas e diversidades.

    beijos

    Cíntia

  17. Melissa disse:

    Let e Fred
    Não conheço vocês, ainda. Sou amiga da Dani Alouf.
    Adorei o blog e vou acompanhar e torcer por vocês o ano todo com certeza.
    Estou saindo de férias em março e vou passar por Turquia e Israel, quem sabe não nos encontramos pelo caminho. Qdo. vocês estarão por lá? Quero andar de balão na Capadócia que deve ser uma experiência única!
    Também adoro viajar e já passei por alguns lugares que vocês irão. Depois da viagem de vocês, quem sabe não convenço meu marido e tomamos coragem de nos aventurar assim.

    Boa sorte e felicidades!!!!

    • Oi, Melissa!
      Bom, amiga da Dani já é nossa amiga… :)
      A princípio estaremos na turquia e Israel em maio. Mas, estamos revendo toda parte inicial do roteiro para adiar ao máximo a visita ao Egito e torcer pra até lá as coisas se acertarem.
      Quem sabe as datas ainda não batem e marcamos um encontro na Capadócia… ;) Aí, podemos te ajudar a convencer seu marido… rsrsrs..
      Obrigada pela mensagem!
      Um beijo

  18. Maraísa disse:

    Espero que tenham uma ótima viagem!!!Aproveitem ao máximo!!!

    – Se tiverem a oportunidade de ir para Croácia(Dubrovnik) aproveitem…é algo especial!
    – No Egito vocês serão enganados, então negociem…negociem…e quando vocês acharem que estão pagando um preço justo…podem apostar que ainda estarão pagando caro!!Cairo, Luxor e Sharm el sheikh formam um bom roteiro por lá!!!
    – Na grécia, as ilhas mais conhecidas são também as mais caras!!De um google em Ios…uma pequena ilha muito legal…com algumas praias desertas!!

    Abraços!!

    • Olá, Maraísa!

      Excelentes dicas! Estamos acompanhando de perto a situação do Egito, torcendo para as coisas se acalmarem logo e não impactarem no nosso planejamento.
      Já olhei no google sobre Ios e parece ser um lugar lindíssimo! E pelo que vi rapidamente o custo dos hostels lá é bem viável!

      A croácia ficará pra uma próxima viagem… não dá pra querer TUDO, né?! :-)

      Um abraço!

  19. Lilli e Rafa disse:

    “Mas, há muitas coisas que queremos fazer na Austrália, inclusive reencontrar amigos de faculdade da Letícia em Sidney.” Eh isso mesmo?? Vc esta vindo pra ca?? Quando? Vao ficar aqui em casa!! Bom demais saber! Escrava pra gente dando noticias. Mil beijos, Rafa, Lilli e Gabs :)

    • Oi, queridos! É isso mesmo! :) Mas, ainda falta um bom tempo pra chegarmos aí… É bem no finzinho da viagem… só em janeiro de 2012.
      Agradeço o convite e já está aceito! Depois de tanto hostel vai ser muito bom passar uns dias no aconchego de um lar…rs…
      Depois envio um email com mais detalhes pra vcs…
      bj grande!

  20. Rogério disse:

    Cara! Que bacana! Vou acompanhar toda a viagem pelo blog com certeza! Show!

    Quando vai ser a saideira aqui no Rio?

    Abraços!
    Rogério “Peixe”

  21. Enrico disse:

    Olá Fred e Leticia !

    tenho pesquisado muito sobre o assunto da volta ao mundo e vim parar aqui através do link lá no Mochileiros. Incrível o roteiro de vocês ! Fiquei um dia desses brincando no site da One World de encaixar os lugares que queria e o de vocês foi uma ótima seleção !

    Estou começando a ver que a coisa é possível mesmo e pensando quando será minha vez… Mantenham o blog atualizado que certamente vai ter muita gente acompanhando !

    Excelente viagem pra vocês e controlem a ansiedade aí ! hahahaha

    []’s

    • Valeu, Enrico! Difícil controlar a ansiedade faltando 3 semanas pra partida! ehehehehe…
      Vai pensando os seus destinos pq em breve vc vai descobrir q é possível sim!!!
      Abs

  22. Denise Venazzi disse:

    Casal aventureiro e corajoso!
    Desejo um ano incrível para vocês e espero que essa experiência os façam ficar cada vez mais unidos!!
    Irei acompanha-los pelo mundo e torcendo por vocês!
    Grande Beijo

  23. Juliana Torres disse:

    Oi, Let! (e Fred)
    já se passaram 11 anos desde o período de estags na ATL e agora você será uma viajante profissional!!!! Fiquei aqui babando com o projeto de vocês. Com certeza vamos acompanhar de perto as aventuras de vocês e torcer para que desfrutem de momentos ma-ra-vil-lho-sos!
    bjs e boa viagem!
    Ju Torres

  24. Frederico Magalhães disse:

    Fredinho e Letícia
    Vou acompanhar vocês em todos os lugares!!Juízo senão mando voltar!!!!

    Bjs

    Papai

  25. Bethânia Andrade disse:

    Queridos F & L

    Estamos torçendo para que essa viagem seja inesquecível,especial,fantástica!!
    Bjão
    Bethânia e papai

  26. Cibele Ruas disse:

    =O
    Sem querer ser redundante, é de deixar todos com água na boca.
    São tantas expectativas tanto de vocês dois, quanto desta imensa rede que estará acompanhando, que será transformada numa experiência única para todos.
    Nesta novela estarei super ligada!
    Bjos, Cibele.

  27. Aa Cristina (Anete) disse:

    Casal,
    Sensacional a viagem. Fico aqui acompanhando e me deliciando. Tenho alguns amigos em alguns cantos. Quem sabe em algum roteiro eles podem ajudar? Pensem também no Couchsurfing. Tenho uma amiga ótima na Itália que conhece tudo a respeito. Ela é aqui de BH.
    Quero vê-los por aqui antes de viajarem.
    Bjo.
    Anete

  28. Dani Peraze disse:

    uhuu! A-do-rei! Isso aqui tá demais…
    ai, Fred, posso fazer um pedido: me presenteia com umas fotos de elefantes??

    • da áfrica, ásia ou de algum outro lugar em especial? rs… o que eu poderia negar pra quem encomendou boa parte da trilha sonora da viagem!? hahaha!
      bjos

      • Dani Peraze disse:

        eba! :D
        Pode ser uma de cada lugar… Vou fazer uma “exposição” dos elefantes do mundo!
        Que bom que vcs gostaram das músicas :)

  29. Debora disse:

    Como eu amaria fazer uma viagem dessas!
    Me deu água na boca!
    Mate as saudades da Austrália e da Nova Zelândia por mim!
    um bjo primo
    Vou me deliciar com vcs através do blog!
    Enjoy it!

  30. Marcia disse:

    Olá, tudo?
    maravilhoso o roteiro de vcs.. meu sonho..
    espero que vcs se sintam muito felizes durante todo o trajeto.
    uma pergunta… quanto ficou este roteiro?
    quanto vcs acham que vao investir durante toda a viagem?
    grande abraço
    sorte
    Márcia

    • Olá, Márcia, td bem?

      O roteiro está mesmo de dar água na boca, né!? Imagine nossa ansiedade…!

      Pois então, os custos da viagem dependem de muuuita coisa. Mas, não vamos fugir da pergunta não :-)

      Se vc estiver pensando em fazer algo parecido (seja maior ou menor, não importa), a primeira coisa a refletir é sobre o nível de conforto que vc espera ter. Se estiver disposta a dormir em quartos coletivos nos albergues, compartilhar o banheiro e ficar na casa de amigos e também de estranhos, o custo com hospedagem será imensamente menor do que se vc estiver em busca de hotéis, mesmo que econômicos. No nosso caso, a hospedagem padrão deve ser em quartos para casal, com banheiro coletivo nos albergues. Mas, tb dormiremos nos sofás de amigos e de desconhecidos. Nos países mais caros, pretendemos fazer a comida nós mesmos – outra vantagem dos albergues que têm cozinhas comunitárias. Vamos usar transporte público a maior parte das vezes e, como temos tempo, não teremos pressa: e isso muitas vezes traz economias – pq não passar a noite em um ônibus ou trem, mais barato do que o avião e a hospedagem daquele dia?! Ah, e estamos usando uma passagem de volta ao mundo que, se não cobre todos os trechos da viagem, resolve o problema das grandes distâncias por um custo bem amigável! Por fim, dentro do tema “estilo de viagem”, pesará muito no bolso se vc quiser comer em bons restaurantes e badalar todas as noites. Vamos dosar isso com cuidado.

      Outra questão muito relevante é para onde se vai. Com o orçamento de um mês na França, vc pode ficar até 4 meses na Tailândia, só para dar um exemplo. Para nós, isso foi decisivo na definição do roteiro e da permanência em cada destino. Quer colocar o Tahiti na rota? Tb acharíamos ótimo, mas não estávamos dispostos a pagar.

      E é óbvio, mas vale à pena lembrar, que o tempo total da viagem influencia demais. Vamos acompanhar os gastos de perto. Se por acaso nosso orçamento estiver estourado, antecipamos alguma etapa. Seja para voltar antes pra casa ou para passar mais tempo em lugares mais baratos (na verdade essa história de voltar antes é puramente hipotética, cá entre nós, não há muita chance de q isso aconteça…. rs!).

      Uma dica muito boa para vc estimar os gastos de uma viagem dessas é dar uma olhada no site http://www.lonelyplanet.com
      Lá, vc encontrará estimativas do custo diário para hospedar-se, comer, deslocar-se e divertir-se nos mais diversos países. E o melhor, têm alternativas de custos segundo seu estilo de viagem: do pé-rapado ao luxo total. Já o preço de uma passagem de volta ao mundo irá variar entre R$6.000 e R$12.000 (em reais mesmo!). Não mais do que isso.

      Abraços

  31. Sophia disse:

    que os caminhos que vocês percorrerem tragam ensinamentos e alegrias… e que encontrem paz em cada um desses lugares e possam levá-la dentro de vocês para todo o viver….abraços!

  32. Guilherme Marinho Miranda disse:

    Queridos,
    Essa ginástica geográfica está de tirar o fôlego…
    Fiquei com água na boca e vou dar um jeito de construir esse caminho com vocês.
    Quem sabe ver o sol nascer no Himalaia, mergulhar em Ko Tao ou roletar de motor home pela Nova Zelândia….
    Uhu!! Tá demais!! E a riqueza da experiência está mesmo na diversidade.
    Boa sorte e boas viagens.
    Grande abraço,
    Guilherme.

  33. Fernanda Formoso disse:

    Ei Fred e Letícia,

    que projeto maravilhoso! Realmente sensacional vocês conseguirem viabilizar isso.

    Parabéns, muito sucesso e, claro, boa viagem!

    Um beijo, Fernanda

  34. Vanildo disse:

    É isso aí Fridico!!! Demorô!
    Só não fiquei mais contente pois não vi os Alpes no roteiro. Dá uma passada por aqui, que recebo vocês com festa. Vou seguir a viagem de vcs pelo blog e quem sabe a gente não se encontra no meio do caminho. Tô sonhando com algumas viagens para este ano…
    Abração

  35. Márcia Naves disse:

    Ei Lets
    Descansei 6 dias na Toscana em um Hotel de Agriculturismo. É o que há!!! Até curso de culinária fiz.
    Aproveitem bastante. Acompanharei esta viagem com muita curiosidade e com ventos positivos para tudo dar certo!!

  36. Carol disse:

    Le, lendo isso tudo tenho certeza que nos encontraremos!!!!!
    Amei!!!!! Um sonho!
    Bjs

  37. Paola Ataide Vieira disse:

    Nooossa! Tô aqui babando nesse roteiro.
    Vai ser simplesmente fantástico.
    Tirem os melhores aprendizados dessa experiência, vocês vão voltar transformados.
    Vou acompanhar o blog com certeza!
    Abraço, Paola.

  38. Gustavo Rodrigues Rocha disse:

    Poxa Fred que legal! Você sempre soube aproveitar a vida com inteligência. Parabéns para você e para a Letícia!

    Abraços,

    Gustavo.

  39. Denise Maria Scarpa Soares disse:

    Leticia e Fred,
    Provavelmente em Portugal e na Italia estaremos com voces.
    Maira e eu, Denise.
    Estou muito animada com a viagem de voces e acompanharei o bloog.
    Feliz Natal e o ano novo, sem duvida, sera maravilhoso!
    Um grande abraco para voces. Denise

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s