gili trawangan e a vida embaixo d’água na indonésia


Sydney, 01 de fevereiro de 2012

Com duas semanas disponíveis na Indonésia, o que você faria? Cada qual com uma resposta, cada cabeça uma sentença. Pra nós a solução era óbvia: mergulhar, mergulhar e mergulhar o máximo possível! A Indonésia está em um dos vértices do chamado “Triângulo de Corais”, que apresenta uma extraordinária biodiversidade marinha e concentra 20% dos recifes de corais do planeta.

Tiramos essa foto da intenet para dar uma amostra de toda beleza do fundo do mar da Indonésia.

As opções de mergulho são tão diversas quanto as ilhas do arquipélago. Entre as mais renomadas estão Komodo, Raja Ampat, Ilhas Banda, Sulawesi e a nossa opção: as Gilis. Além dos belos cenários submarinos, as Gilis aparentemente ofereciam a logística mais simples (e em conta) a partir de Bali. Apesar de que – como viemos a descobrir – essa aparente facilidade pode desaparecer de uma hora pra outra. Ao menos, a ida foi tranquila. Duas horas de carro até o porto de Padang Bai em Bali, algumas horas de espera e 1h30 de lancha rápida até colocarmos os pés na praia de Gili Trawangan.

Gili Trawangan é a maior de três minúsculas ilhas na costa de Lombok. Tão pequena que pra dar uma volta completa andando não leva mais que 90 minutos. Quer dizer, ou pode até levar, dependendo de quantas vezes você parar no caminho. A nossa volta levou 6 horas, a maioria delas passada deitados placidamente na areia ou boiando relaxadamente no mar.

Quase tudo perfeito. Mas, vamos ser honestos sobre o clima: tivemos muitos momentos de céu fechado. Quando fazia calor, era calor de verdade. Contudo, choveu bastante e sol brilhando por um dia inteiro foi exceção e não a regra. Nada que pudesse atrapalhar o astral relaxado da ilha que não recebe carros ou motos e o único trânsito é o de charretes e bicicletas. Lugar em que é possível ter um contato mais autêntico com a população local, interagir com o riso fácil (nem sempre desinteressado) dos indonésios e observar o choque de culturas entre os conservadores hábitos islâmicos e a ousadia despretensiosa dos turistas estrangeiros.

A placa é clara. Nem pensar em ficar peladão!!

Deixamo-nos cair em uma saborosa rotina. Acordar cedo, mergulhar pela manhã e almoçar em um pequeno restaurante local. Ficar pela praia durante a tarde até que a tentação de um tira-gosto e uma cervejinha nos levasse a sentar em uma almofada em torno de baixas mesinhas de um bar de frente pro mar. Pra nós, o dia normalmente acabava cedo. Mas, pra muita gente a noite era uma criança e a balada era animada por chás de cogumelo e outros aditivos vendidos sem nenhum pudor em um país em que o tráfico de drogas dá pena de morte. Detalhe importante: não há polícia em Gili Trawangan.

Comidinha no restaurante local por apenas 3 reais o prato. Delicioso, apesar da pimenta puxada!

Apesar de pacatos, esses dias trouxeram momentos memoráveis. A maioria deles embaixo d’água. É uma pena não termos equipamento que permitisse fotografar durante os mergulhos. Vimos uma riqueza extraordinária de corais, vida marinha super abundante com uma coleção de crustáceos, peixes, tartarugas, arraias e até tubarões. Não é barato pra mergulhar como a Tailândia ou o Sinai, mas sem dúvida alguma uma oportunidade excepcional a ser aproveitada!

Mergulhos espetaculares! Em nosso último mergulho vimos 6 tartarugas. (Foto retirada da internet)

Por sinal, viajar pela Indonésia não foi tão barato quanto imaginávamos que seria. Em um restaurante local, a comida é excelente é pode custar menos de R$2. O transporte público também é quase de graça. Mas, as regiões mais populares tomadas por turistas são super inflacionadas. O preço de um suco natural pode custar 7 vezes mais entre dois lugares diferentes, a internet pode variar até 10 vezes e hotéis idênticos podem custar um o dobro do outro ou até mais. Foi preciso pesquisar e fugir de onde as massas estavam pra seguir com o orçamento previsto.

Em nossas andanças encontramos o verdadeiro pé de chinelo!!

Quando o consulado australiano enfim liberou nosso visto, resolvemos que era hora de partir. Porém, ventos fortes interromperam o funcionamento de todos os barcos de volta pra Bali, inclusive dos enormes e lentos ferrys. Com previsão mínima de três dias sem o serviço, a ilha paradisíaca ganhou ares de prisão de luxo. Decididos a não perder muito tempo, nos organizamos pra fazer a curta travessia até a ilha de Lombok, o longo trajeto de carro até o aeroporto e voar de volta pra ilha balinesa (os vôos na Indonésia são quase tão baratos quantos os barcos, mas toda essa logística fez com que a viagem de avião demorasse mais do que atravessar de lancha). Afinal, chegamos ao consulado pra ter outra surpresa: feriado na Austrália! Com tudo isso, acabamos por ter que remarcar os vôos dos próximos dias, a saber: Bali – Jacarta – Sidney. E também remarcamos a ida pra Queenstown, na Nova Zelândia, porque Sidney não era lugar pra ficar por tão pouco tempo…

Parte de nossa odisséia rumo à Bali.

Ahhhh.... Sidney...

Esse post foi publicado em Indonésia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para gili trawangan e a vida embaixo d’água na indonésia

  1. Ivaneide disse:

    Poxa, Cade voces?

  2. Renato disse:

    Oi Fred e Letícia. A viagem deve estar boa mesmo, faz tempo que vcs não postam, hehehe… é isso aí, aproveitem mesmo e deixem pra escrever depois… bom, vou fazer uma volta ao mundo tbém e tenho uma dúvida… por isso estou pedindo ajuda de quem já está fazendo essa viagem…
    a dúvida é quanto ao celular. Vocês levaram algum celular? Tem algum plano feito aqui no Brasil especialmente pra viagens como essa? Vocês conseguiram por exemplo receber mensagens e ligações de quem está aqui no Brasil? Não entendo nada dessa parte de celular e antes de falar com operadora ou coisa e tal, queria ouvir relatos de quem fez a viagem… Só pra esclarecer: não quero ficar ligando nem falando direto com o brasil não… seria mais assim pra mandar e receber mensagem mesmo… em emergências… enfim, se puder me contar suas experiências nessa parte, vai me ajudar muito. Brigadão.

    • Renato, fizemos um post antes de começar a viagem chamado “como nos manter conectados” falando de como nos preparamos pra isso. Procure por ele aqui no blog. Agora, a dica pós viagem é a seguinte: leve sim um celular, mas um que te permita acessar à internet. Dessa forma, existe uma série de aplicativos que te permitirão trocar mensagens de graça com as pessoas que tb o utilizarem. Funcionam super bem. Os pactoes de roaming são caros, não tem jeito… Abraços e boa sorte!

      • Renato disse:

        Muuuito obrigado mesmo. Vocês estão me ajudando um montão. Abraços

  3. Pedro disse:

    Fred e Letícia,
    já acompanho o blog de vocês há algum tempo e vou fazer uma viagem parecida com minha namorada (que até já comentou aqui no blog).
    Pelo que li, vocês já voltaram para o Brasil. Tô sentindo falta do final da viagem! Conta pra galera. E como é voltar pra realidade?
    Depois, se não for muita encheção de saco, queria trocar emails com vocês para tirar algumas dúvidas.
    Abs,
    Pedreira

  4. Olá Casal de Mochileiros,
    Não recebemos mais notícias e estamos curiosos.
    Iniciamos as pesquisas em “in loco” nas livrarias … rs … especialmente na Livraria Cultura, onde as opções de guias são excelentes. Pesquisar e dividir as pequenas descobertas já é uma delícia. Sempre curto muito esta fase pré-viagem.
    Temos conseguido ficar “quietinhos” para não gastar muito. Este carnaval ficamos por aqui mesmo, fazendo algumas caminhadas e pequenas corridas, visitando amigos, curtindo a familia etc.
    Como está a viagem? Estão na reta final? Como está o coração?
    Forte abraço,
    Pablo e Karina

    • Oi, Pablo e Karina, curtimos mto a reta final de viagem! E lembro do qto aproveitamos essa fase de preparação tb, é mto bom saber q vcs têm tanto pela frente, não é!? Grande abraço

  5. Lêda R. J. Chaves disse:

    Olá, Letícia e Fred:
    Bem- vindos! Soube pela Maria do Carmo que vocês chegaram.
    Como já foi dito várias vezes, os textos e as fotos dessa linda viagem são ótimos!
    Quero agradecer toda essa experiência que tiveram e que dividiram conosco…..Obrigada.
    De algum modo,viajei com vocês……..
    Um beijo
    Lêda

  6. Anônimo disse:

    Meninos!!!!
    Foi otimo,digo,maravilhoso,acompanhar esta linda aventura.
    Desejo para vcs muito sucesso, e que novos caminhos se abram com muitas conquistas.
    Bjs Valeria

  7. iliana disse:

    Filhotes, que maravilha.Parece desenho da
    Disney. Que ultimas semanas hem…
    Saudades.
    Mamas.

  8. Hermógenes e Maria do Carmo disse:

    Aguardando ansiosos o retorno de vocês, citamos Chico & Tom:

    “Vou voltar
    Sei que ainda vou voltar
    Para o meu lugar
    Foi lá e é ainda lá
    Que eu hei de ouvir cantar
    Uma sabiá.

    Vou voltar
    Sei que ainda vou voltar
    Não vai ser em vão
    Que fiz tantos planos
    De me enganar
    Como fiz enganos
    De me encontrar
    Como fiz estradas
    De me perder…”.

    Bjs.

  9. Diego disse:

    Olá amigos.. espetacular essa viagem heim?? Mas me contem.. vcs passarão pela Ilha de Páscoa tbm agora na Volta?? Abraçoss!!

  10. Fernanda Götz disse:

    Fico me perguntando o que vou fazer quando essa viagem terminar… acompanho todos os posts e viajo junto com vcs… quando entrou fevereiro fiquei preocupada pensando que já já termina essa volta ao mundo ! Acho que vcs devem publicar um livro, ganhar bastante dinheiro com ele e viajar mais rsrs.
    Parabéns aos dois pela iniciativa de não se prender a rotina e viver essa aventura !

  11. Kécia disse:

    Tudo muito lindo!! Como sempre!
    Tenho certeza que vcs aproveitaram da melhor maneira possível.
    Ahh… mas como eu gostaria de ver visto as fotos do mergulho!…
    Taí… próxima aquisição: uma câmera adequada para registrar tudo isso nas próximas viagens!
    Não é luxo, uma mera necessidade de atendimento aos seus fiéis leitores como eu! =]
    Bjos.

  12. Carol disse:

    Queria muiiiito ter encontrado vcs!!! Perdemos a chance em KL…achei q conseguiriamos aqui na Australia!!! Mas no worries mates, nos vemos na cidade maravilhosa em maio!!! :)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s