de volta à tailândia


Koh Tao, 25 de dezembro de 2011

É claro que em dia de natal gostaríamos de estar próximo da família e dos amigos. Celebrar o ano que está acabando e todas as coisas bonitas que existem nesse mundo pra serem celebradas. Como isso não seria possível e queríamos uma compensação à altura, viemos passar as festas de final de ano nas paradisíacas ilhas tailandesas.

 

29.974km para o Brasil. Nas placas que mostravam a distância para diversos países nenhum era tão distante quanto o Brasil.

 Bangkok: de volta pra “casa”

Saímos do Vietnã de volta à Bangkok. Passadas algumas semanas, as águas baixaram e os sinais evidentes de preocupação com as enchentes sumiram. Voltamos pra Kao San Road, o endereço nosso e de uma multidão de mochileiros na cidade. Nos sentimos bem em Bangkok, aquela coisa de ambiente familiar, de saber o que queremos comer e onde vamos tomar um cafezinho. Além disso, deixamos a principal atração pro final e faltava conhecer o Wat Phra Kaew e o Grand Palace.

Fred seguindo os rituais locais para boa sorte em 2012.

O Wat Phra Kaew e o Grand Palace fazem parte do mesmo imponente complexo de construções. São de impressionar as stupas douradas, os templos ricamente ornados, as estátuas de protetores e os palácios exuberantes. Essa visita enche os olhos e é um dos lugares mais lindos que vimos na Ásia.

Os protetores

Hora de partir pras praias! Mais uma vez vale a dica de seguir direito pra rodoviária e comprar as passagens lá. Viajamos em um ônibus super confortável, com serviço de bordo distribuindo lanches e bebidas e 12 horas de estrada até Phuket, 900km ao sul, no Mar Andaman. Comprar uma passagem com as agências de viagem perto da Kao San Road custaria o mesmo pra uma jornada de 20 horas, trocando 2 ou 3 vezes de ônibus e terminando em horas numa van desconfortável e sem ar-condicionado.

Costa Oeste: Koh Phi Phi

Phuket é super badalada, turística e cara. Seguindo a recomendações de vários viajantes, fomos da rodoviária direto pro píer, de olho em nosso verdadeiro destino: Koh Phi Phi – uma ilha capaz de entrar em qualquer lista de melhores destinos de praia do mundo. Aqui, vale a dica contrária, deixar pra comprar as passagens no píer te deixa nas mãos de um cartel que cobrará mais do que o dobro pela travessia. As dicas pra viajar bem e barato na Tailândia mereceriam até um post específico, já que podem fazer toda a diferença.

O barco demora pouco mais do que as prometidas 1h30. Mas, ninguém se importa. Koh Phi Phi impressiona e o caminho vira atração turística. Muita gente vai pelas praias maravilhosas, pelas montanhas com paredes verticais e pelo mar cheio de azuis e verdes, mas a maioria parece mesmo estar atrás das nervosíssimas baladas à noite. 90% do público tem entre 20 e 30 anos e uma disposição inesgotável pra enxugar baldinhos de plástico carregados de álcool. A areia ferve com a pirotecnia, música alta e a molecada ensandecida.

Dá pra se jogar de cabeça ou fugir de tudo isso. A mesma praia que vira palco à noite, amanhece tranquila. Em algumas partes, chega a ficar quase deserta. E não é um lugar qualquer, uma baía espetacular que mantém o astral relaxado o dia inteiro fazendo você se perguntar onde foi parar todo mundo.

Uma parte dessas pessoas está entregue aos estragos da ressaca e outra partiu pra explorar as ilhas ao redor. Os chamados “long tails”, típicos barcos tailandeses fazem o papel de táxi nas redondezas. Koh Phi Phi Leh é uma ilha menor, sem construções e muito famosa pela beleza fora do normal. Sabe o filme “A Praia”, com Leonardo DiCaprio e aquele lugar perfeito? É lá. Oportunidades espetaculares de mergulho ou snorkeling e cenários indescritíveis.

Os charmosos Long Tails.

Conseguimos ver peixes e corais nas águas transparentes de Koh Phi Phi Leh.

De barco também se vai às outras praias da ilha principal. Contudo, seguir a pé pelas trilhas na mata tem lá suas vantagens. Os mirantes mostram novas formas de babar por Koh Phi Phi. E quanto mais longe e de difícil acesso a praia, mais sossegada e barata vai ser. Pra quem quer mesmo fugir da confusão, são endereços tentadores.

Deixamos Koh Phi Phi, mas não as ilhas tailandesas. O natal está sendo celebrado em Koh Tao, outra coleção de cartões-postais no Golfo da Tailândia, no leste do País. Felicidades a todos no Brasil!!

Esse post foi publicado em Tailândia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para de volta à tailândia

  1. Anônimo disse:

    Feliz Natal e Feliz 2012. Abraços, Marcelo.
    PS: Obrigado por compartilhar essa sua viagem conosco.

  2. Opa opa opa, feliz natal ai :)
    A tailândia é sem dúvida, um dos melhores lugares.

    Mas me contem, quando passam pela Indonésia? Pode ser que tenhamos novidades ;)
    Abs

  3. Anônimo disse:

    Letícia e Fred,
    Com todo este visual, vocês literalmente, tiveram um Feliz Natal!
    Que espetáculo… essaTailândia, é impressionante, impactante mesmo, eu diria. É um verdadeiro oasis (mesmo com tanta água). Eu me senti aí junto com vocês através do seu relato. Perfeito.
    bjks.e até o próximo relato.

  4. Enrico disse:

    Fala moçada :) Excepcional escolha pro Natal hein, uma pena perderem a retrospectiva do Faustão e agora a Glória Maria apresentando a reprise do show do Roberto Carlos… Mas nem tudo é perfeito né ! hahahaha

    No post dos 300 dias cês falaram das coisas que se pode perder estando longe, me identifiquei, minha namorada também… Ela não quer perder a formatura da irmã…E eu tenho certeza que o Botafogo se classifica pra Libertadores ano que vem, só pq a volta ao mundo tá sendo matutada pra 2013, disgramado, hahaha…

    Abração e toca o barco aí, continuamos acompanhando e anotando os bizús ! \o/

    Ah uma rápida pergunta: depois vocês pensam em fazer algo mais técnico, como nomes dos lugares onde ficaram, dicas de transporte e tals lá no Mochileiros ou aqui ? Só pra saber e indicar o óbvio interesse de muitos :) Valeu !

    • Fala Enrico!!
      Nem me fale do especial do RC, ficamos aqui com água na boca com essa novidade do fim de ano da Globo ahahaha!!
      Não tem jeito, ficando um ano fora algumas datas especiais são perdidas (cá entre nós, vale à pena). Qto ao Botafogo, desconfio q vc não vá se arrepender de nada não ehehehe. E eu q quase volto pro Brasil na segundona!
      Vamos tentar colocar esses relatos pra ajudar os mochileiros sim. Pensamos em fazer durante a viagem, mas acaba faltando tempo. Uma ou outra coisa, a gente já subiu, mas vamos compilar e publicar.
      Valeu! Abraços

  5. Paula disse:

    OLhando esse visual lindo penso que o paraiso realmente existe.

    Otimo Natal

  6. Kécia disse:

    Que paisagens deslumbrantes, mar num azul indecifrável… não consegui achar defeitos.
    Virou meu sonho de consumo!!
    Olha… eu me tornei fã de vcs pela maneira como relatam as viagens e conseguem sem esforço nos transmitir as emoções como se estivéssemos viajando tbm.
    Mas a minha admiração vai muito além de fotos perfeitas e posts incríveis… é muito lindo ver o companheirismo de vcs para partilhar esta mega aventura com tanta afinidade e amor.
    Nesta data especial, peço que Jesus os abençoe para que continuem sempre assim pois é um belo exemplo a ser seguido e admirado.
    Feliz Natal!
    Beijo!!

  7. Alexandre disse:

    Fala, Fred !
    Aproveite aí… porra, tô aqui achando um barato vir nos posts que faz e acompanhando sua mega tour pelo mundo…
    Abração !!!

  8. Ivaneide disse:

    Que paraiso!!! deu muita vontade de pegar esse sol ai. Que lugar perfeito! Feliz Natal e muita paz pra vocës!!

    • Obrigado, Ivaneide!! Pra sermos honestos, tb pegamos uns dias de chuva rs… Mas, td bem. Tudo mto lindo! Nossas próximas praias serão na Indonésia, mas ainda temos uns dias de Kuala Lumpur e Singapura antes de chegar lá. Ótimo 2012!

  9. maria aparecida disse:

    Desejo 2012 com boas surpresas, companheirismo e muita vontade de prosseguir.

  10. Olá Fred e Letícia, o visual é de babar mesmo.

    Desejo que o último natal desta sua incrível viagem seja muito feliz e que 2012 seja um ano de mais viagens, belas estradas, lindas paisagens, a companhia de quem lhe quer bem e uma nova oportunidade para acertar sempre.

    Abraços

  11. Pablo e Frederico disse:

    Ola Fred e Letícia, feliz Natal! Nós temos acompanhada, nos deliciado e aprendido com os relatos.
    Abraços,
    Pablo e Karina

  12. Agora vocês me deixaram arrasada! No bom sentido é claro!
    Chegaram aonde eu queria. Literalmente! hehe
    Bem, passado o impacto inicial: Feliz Natal para o casal de viajantes! Que 2012 reserve ainda mais descobertas e realizações que 2011 (uau! quanta responsa pro próximo ano… hehe).
    Novamente, não me canso de acompanhar a viagem de vocês e acho que grande parte disso vem da maneira que vocês exploram o mundo mas também pela forma como estão contando isso pra gente aqui.
    Pergunta pro final do trajeto tailandês: acham a Tailândia perigosa para mulheres viajando sozinhas? Já pensava em incluir no meu roteiro do ano que vem, mas fico com um pouco de receio, pois devo fazer essa parte da viagem sozinha. Depois de ver as fotos de vocês, ai meu Deus!, vou precisar repensar… hehe
    Boa viagem! Feliz Natal! Feliz 2012!
    Ana Luiza

    • Oi, Ana! Valeu demais pelos elogios!!
      Olha, pode vir super tranquila! Em todo o SE Asiático tem mtos turistas e uma parte deles está viajando sozinha. E qdo vemos pessoas viajando o mundo sozinhas (em qualquer país que passamos), a grande maioria é de mulheres. Não sabemos dizer porque, mas é assim.
      Onde quer que se vá há estrutura pra receber os gringos. Inclusive é bem mais difícil entrar em contato com a cultura local, já que pra todo lado estão pessoas, festas e costumes ocidentais (infelizment, há pouquíssima interação com os locais, a não ser com aqueles que estão trabalhando no hotéis, bares etc.). A Tailândia ainda é especialmente liberal e não há grilo com relação à roupa que vc usa ou como vc se comporta. Pelo contrário, mulherada de top less na praia e azaração rolando o tempo todo.
      O único limite aqui parece ser o do seu próprio juízo e como alguns não tem de sobra acontecem alguns acidentes sim. Mas, nada que seja um risco específico pra mulheres.
      Pode vir!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s