Dahab, 20 de abril de 2011
Quando soubemos que teríamos que encarar quase 20hs de ônibus, pensamos que não seria fácil chegar à Dahab. Agora que estamos aqui, descobrimos que muito mais difícil é sair… De espírito mochileiro, meio hippie-chique, Dahab é uma cidadezinha bem cosmopolita e ocidentalizada do Egito. É uma das jóias do Mar Vermelho na Península do Sinai. E seu estilo relaxado e informal garante um ambiente bem menos pretensioso que de sua famosa vizinha Sharm el-Sheikh. Junto à praia, corre uma rua de pedestres cheia de pousadas, lojinhas e deques de restaurantes com mesinhas no chão, tapetas e almofadas. Logo dá pra entender porque é o destino de pessoas do mundo inteiro.
O braço de mar estreita-se entre as cadeias montanhosas e está cercado de desertos por todos os lados. Em contraste com a paisagem dourada de suas margens, esbanja todas as cores possíveis de verde e azul, passando por certas tonalidades que a gente não imaginava existir. A água, que tem elevada concentração de sal, é incrivelmente transparente. Cenário de cartão postal. Mas, o que realmente atrai tanta gente até esse pedaço do planeta são os tesouros guardados no fundo do Mar Vermelho. Essa é uma das melhores regiões pra mergulho do mundo, tanto pela excelente visibilidade, quanto pela riqueza da vida marinha e os famosos naufrágios.

Nem é preciso ir fundo pra aproveitar. Flutuando com o snorkel, dá pra delirar com os enormes cardumes de peixes com cores vibrantes, Spanish Dancers, Peixes Palhaço (o Nemo!), Lyon Fishes, lulas e o espetáculo dos multicoloridos corais vivos. E se de cima já é bonito, a tentação pra descer cada vez mais é irresistível. Fizemos o curso avançado do PADI pra expandir nosso limite de profundidade e poder transitar por até 5 atmosferas. Mergulhamos no Blue Hole, Canyon, Golden Blocks e Light House. Caíamos na água tanto de dia, quanto de noite, quando o mar ganha outra vida, novas cores e aspecto de filme de ficção científica.

Estamos hospedados em um quarto de frente pra praia, com uma fantástica varanda com vista pro mar e pra Arábia Saudita, vizinha do Egito. Nosso farto café da manhã é servido quase no começo dos recifes banhados pela água cristalina. O happy hour é em um bar animado, com algumas Stellas e uma sheesha. De noite, existem opções fantásticas de frutos do mar à luz de velas e da lua cheia. E acreditem, nada disso custa caro.



Um passeio que não pode faltar a quem estiver por aqui é a visita ao Mosteiro Santa Catarina e ao Monte Sinai. Há quase dois mil anos o local atrai peregrinos judeus, islâmicos e cristãos por ser considerado o local em que Moisés teria recebido a Tábua das Leis (aquela com os 10 mandamentos). De fato, o mosteiro é o único no mundo em que convivem devotos das três maiores religiões monoteístas do mundo. Mas, hoje, provavelmente o que atrai a maioria dos turistas é a sua beleza cênica. Principalmente, no nascer ou pôr do sol. Nós subimos durante a madrugada. A subida puxada pode levar de duas a mais de três horas. Lá em cima, faz frio até o sol começar a iluminar os grandes picos ocres ao redor. Vale à pena voltar por um caminho diferente, descendo pela escadaria de mais de 4.000 degraus e delirando com a linda sucessão de visuais.


Um lugar com esse não dá vontade de ir embora. E a gente foi ficando, contando apenas com o limite imposto pelo nosso visto pra Jordânia, tirado ainda no Brasil. A gente precisaria ter tempo de passar uns dias por lá e sair antes que ele vencesse. Esse prazo na Jordânia foi sendo encurtado até sumir! Resolvemos que vistos se renovam sempre, mas que o paraíso só dá as caras de vez em quando. Adiamos nossa saída pra Petra pra poder ficar mais um pouco. E agora nos planejamos pra conhecer outras praias e fazer novos mergulhos. Os grandes destaques são o naufrágio Thistleorm da 2ª Guerra Mundial e o Parque Ras Mohammed, região considerada uma das 7 maravilhas do mundo subaquático. Dava pra resistir?

Vocês foram no Deserto Branco? Estão me falando que é perigoso.
Nossa, nunca soube que Dahab era linda assim!! Já ví uns pacotinhos à venda desde Dubai, vou analisar com maior interesse da próxima vez!
Bjks e boa viagem!
Vai mesmo! Além de linda, é um astral pra lá de bom!! Bjos!
Heheheh, depois publiquem as fotos do Fred “lendo jornal” no último mergulho!
Já me cadastrei aqui pra ler os próximos capítulos…
Abração
Ah, vai ter sim! ahahaha!
Oi Fred e Letícia :)
Achei o link do blog esses dias lá no mochileiros e acabei hoje de ler o relato de vcs. Confesso que o final me pegou de surpresa, está tão absurdamente bem escrito que eu queria mais agora! hehe Vou passar a acompanhar o blog e curtir ao menos um pouquinho dessa aventura maravilhosa ( Estou de molho em casa com a perna quebrada e acho q encontrei a minha perfeita distração…). As fotos tbm estão ótimas, de arrepiar e emocionar. É o meu sonho fazer uma viagem assim, se bem que sempre pensei em focar mais na Europa (paixão, paixão e paixão e tbm um pouco de medo de alguns destinos) mas alguns relatos recentes e principalmente fotos rsrsrs tem me feito
mudar de opinião… Por enquanto é só sonho mesmo, com 19 anos e salário de estagiária ainda vai demorar um pouquinho, ao menos até o final da faculdade, mas enquanto isso eu vou ” colhendo e acumulando informações”. aaah vcs formam um casal muito fofo!
Bom é isso,Feliz Páscoa e boa sorte com o resto da sua jornada!
Jaqueline
Oi Fred e Letícia :)
Achei o link do blog esses dias lá no mochileiros e acabei hoje de ler o relato de vcs. Confesso que o final me pegou de surpresa, está tão absurdamente bem escrito que eu queria mais agora! hehe Vou passar a acompanhar o blog e curtir ao menos um pouquinho dessa aventura maravilhosa ( Estou de molho em casa com a perna quebrada e acho q encontrei a minha perfeita distração…). As fotos tbm estão ótimas, de arrepiar e emocionar. É o meu sonho fazer uma viagem assim, se bem que sempre pensei em focar mais na Europa (paixão, paixão e paixão e tbm um pouco de medo de alguns destinos) mas alguns relatos recentes e principalmente fotos rsrsrs tem me feito
mudar de opinião… Por enquanto é só sonho mesmo, com 19 anos e salário de estagiária ainda vai demorar um pouquinho, ao menos até o final da faculdade, mas enquanto isso eu vou ” colhendo e acumulando informações”. aaah vcs formão um casal muito fofo!
Bom é isso,Feliz Páscoa e boa sorte com o resto da sua jornada!
Jaqueline
Oi, Jaqueline!
Adoramos seu comentário! Vc tb nos pareceu mto fofa! rs…
Boa sorte com essa perna e continue sonhando. Medo a gente tb tinha e ainda tem de alguns destinos. A verdade é que qdo a gente chega, vê q alimenta alguns fantasmas e preconceitos. Esse mundão ta aí à disposição e ele espera vc terminar a faculdade! :)
Feliz páscoa!
Fala pessoal ! Trocamos uma idéia no Mochileiros e esqueci de voltar no blog ! Hoje me deu um estalo e vi que já rolou mta coisa :) Dei uma passada rápida nos posts e parece que está tudo indo bem né, boa viagem aí, vou acompanhando e juntando as infos pra minha viagem :)
Abraćão !
Valeu, Enrico! Precisando de alguma força, dá um toque!
Fala pessoal ! A
Nossa, que lindo !!!!!! Fiquei até arrepiada vendo as fotos !!!!!!! Demais !!!!!!!! Estou com saudades…. Feliz Páscoa para vcs !!!!!!! Bjos…….
Valeu, Cla! É realmente de arrepiar!!! Feliz páscoa! Bjos e saudades tb…
Pois é Rogério, cada vez mais percebo que o objetivo desse blog é nos matar de inveja até não resistirmos mais e chutar o balde. Estou aqui na USP (fisicamente) num seminário discutindo Geopolitica e Diplomacia e viajando (mentalmente) pelo litoral do Sinaï…
Fiz essa viagem em 2001 e Dahab nem era tão cosmopolita assim. Legal sentir as transformações. O fundo do mar, sim, e o nascer do sol no alto do monte também parecem manter a mesma beleza delirante. Cores singelas em paisagens terrestres e marinhas: ô lugá! Me identifiquei muito com suas impressões, Fred.
Gostei tb da idéia de trocar um visto pela permanência num pedaço de paraíso…. É isso aí! Se ainda houver tempo, sugiro um pulo em Basata (http://www.basata.com/) e Nuweiba.
Grande abraço e boas viagens!
Fala Gui!
Se alguém resolver chutar o balde lendo o blog, confesso q vamos ficar felizes. Hoje, conhecemos um cara q resolveu dar a volta ao mundo lendo o relato de outra pessoa q tinha feito o mesmo. E ele tava lá, no seu 4o. mês de viagem. Mas, vc é mto viajado e não pode ficar aí se lamuriando no meio do seu seminário de geopolítica! rs…
Lembro bem q vc teve aqui. Foi como o Rami, não foi? Tentei até mandar um email pra ele pra falar q estaria por essas bandas, mas não consegui fazer contato.
Abração, meu velho, vamos dar uma checada nas dicas!
Thistlegorm e Blue Hole estão no meu roteiro aí na região do Sinai…a ida ao monte é que ainda é nao consegui encaixar no roteiro…pode ser que eu renuncie um dia no Líbano já que vou ganhar tempo na viagem voando de Luxor O
pra Sharm e de lá por terra ate Dahab
Um abraçao e valeu pelo relato positivo desta região aí do Egito!!
Vem mesmo, Marba! Vai curtir mto! A ida ao Sinai precisa de só um dia. Na verdade, é uma noite, mas no dia seguinte vc provavelmente vai precisar dormir… E se for ao Thislegorm, dá pra no mesmo dia fazer um mergulho por fora e outro por dentro dele e ainda mergulhar no Ras Mohammed. Realmente vale à pena!!! Logo mais estaremos aproveitando suas dicas desse outro lado do mundo! Abração e boa viagem
Gente!!! Estou abobado aqui com a Viagem de vcs!!!! SENSASIONAL!! Lindissimas fotos e comentários!! Um forte abraço! Leandro e Tatiana.
Q bom q vc tá curtindo! Um dia ainda vamos colocar mais fotos da viagem no flickr. Abração!
A viagem está cada dia melhor, realmente fantástica. Dá uma vontade de chutar o balde e fazer o mesmo.
Aqui, véspera de feriadão. Preparando pra ir pra BH matar saudade da família.
Abraços saudosos e boa viagem.
Q blz, hein, Peixe! Feriadão prolongado pela frente! Considere, rapaz, a possibilidade de ir ao Japão ehehehe…. Tá sempre aí acompanhando, hein. Grande abraço procê e mande saudações a todos na terrinha!