de volta à espanha: madrid


Cairo, 28 de março de 2011

Em um momento, estamos apertados e com frio em um ônibus fedorento. No outro, tiramos uma semana de “folga” pra relaxar na Europa. Nossa viagem é econômica, mas a gente é muito fino! Bem, isso se você achar que dá pra manter a fineza mesmo dividindo um quarto com 14 pessoas. Ah, mas Europa é Europa, não é verdade? E nós resolvemos esticar o que seria apenas uma escala em Madrid.

Foram dias de verdadeiro descanso, aproveitando com calma e sem cronogramas a capital espanhola. Madrid não tem uma lista de cartões postais pra correr atrás. Sua beleza é mais discreta, está nas incontáveis praças e jardins, na boa vontade do madrileno e no enorme leque de opções culturais e de badalação. Por sinal, é grande a tentação em fazer um paralelo entre as diferenças de Madrid e Barcelona com a nossa referência Rio – São Paulo. Mas, isso pode levar a um grande mal entendido sobre a real atmosfera da cidade. Porque pro seu tamanho, Madrid é um lugar bem tranquilo. A ponto da gente se perguntar onde afinal estavam todas as pessoas!

Quem sabe as pessoas estivessem em casa fazendo a siesta ou se preparando pra gandaia que vai até de manhã e de segunda a segunda. A noite lá começa tarde, depois que a gente já tinha ido dormir… Pra nós, mochileiros com vocação maior pras emoções diurnas, um barzinho de tapas com cerveja ou um vinho na praça já estava de bom tamanho. E foi numa dessas que festejamos o aniversário da Letícia, abrindo o calendário de comemorações do ano.

Normalmente não sai barato passar um tempo na cidade e nós ficamos até preocupados. Mas, conseguimos gastar realmente muito pouco. O albergue era simples e tinha cozinha pra gente não depender de restaurantes. E uma dica boa: Madrid oferece muitos museus e exposições de graça. E não estamos falando de qualquer coisa. Fomos, por exemplo, ao Prado e ao Reina Sofía sem pagar nada! Basta chegar no final do dia. E não se preocupe ao ver uma fila grande. Quando as portas são abertas, os “mão de vaca” entram todos de uma vez e rapidamente se espalham pelas galerias. Também não paga nada andar na rua e, como sempre, andamos bastante. Assim, fomos vendo os bairros e as pessoas na sua rotina, enquanto esbarrávamos acidentalmente com o Santiago Bernabeu, estádio do Real Madrid, ou com uma exposição muito rica sobre Alexandre, o Grande. Nas andanças, também fizemos o tour básico de praças do Centro – Sol, Mayor, España etc. – o Palácio Real, das Cibeles, a Estación Atocha e mais algumas igrejas pra acrescentar à nossa lista. E ficamos horas rodando o Parque del Buen Retiro. Tudo perfeitamente colocado, os jardins, fontes e mais palácios todos encantadores. É mesmo especial.

Plaza Mayor

Palácio das Cibeles

O tempo é que não ajudava muito. Esqueceram de avisar por lá que já é primavera e o frio corria solto. Quando ao frio se uniu a chuva, parecia que teríamos uma tarde perdida pela frente. Que nada! Logo o contratempo se transformou em um animado bate papo multicultural na apertada cozinha do albergue. Conhecemos pessoas ótimas! E assim, revigorados, viemos pro Egito. Já não estamos mais tão atrasados com as notícias, afinal!

Esse post foi publicado em Espanha e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para de volta à espanha: madrid

  1. ana karine disse:

    Leti e Fred, tudo bem?
    Tenho acompanhado o blog de vocês! Estou adorando! Quando eu crescer vou fazer igual..rsrs
    Queria saber se vocês têm mais alguma dica sobre Barcelona. Vi o Post, mas falava mais sobre Madri… Estou pensando em passar 2 semanas em Barça – estudando e passeando… bjs

  2. Dara disse:

    Aaaah nem me esperaram! Tô em Amsterdã indo pra Madri.
    Bom Egito pra vcs.
    Bjos

  3. Eduardo Domingues disse:

    14 pessoas ??? depende? Quantas mulheres e cheirosas? São perguntas diferentes!!

  4. dimitri disse:

    E a camisa continua branca…..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s