dias elegantes nos alpes franceses


40.000 pés, 09 de fevereiro de 2011

Embora esse post só vá ser publicado no Marrocos, ele está sendo escrito enquanto cruzamos os céus entre Lyon e Agadir. Da janela, deixamos os vales verdes pra trás, cruzamos o Mediterrâneo, passando bem rentes às montanhas do Atlas e nos preparamos pra desembarcar no nosso primeiro destino africano e em uma realidade completamente diferente. Mas, estamos aqui pra falar dos nossos dias na França que, por sinal, foram passados à base de pão e vinho. Pra ser mais específico, à base de baguetes, muitos queijos e vinhos franceses! Tudo isso foi culpa do Vanildo – ou Vanish mesmo pra quem conhece bem. Aparentemente pressionado pela qualidade dos nossos últimos anfitriões em Portugal, esse amigão nos encheu de mimos e caprichos enquanto estivemos na sua casa. Foram dias relaxantes passados em excelente companhia!

O Vanish está fazendo um doutorado e morando em Grenoble, uma simpática cidadezinha aos pés dos Alpes. Organizada e bem “apessoada” – como se espera das cidades francesas – Grenoble, embora seja plana, está cercada de montanhas gigantescas que brotam do chão quase na vertical e vão se encontrar com o céu em seus topos cobertos de neve. Fica a uma hora de Lyon, de onde no próprio aeroporto pegamos um ônibus pra lá. Sua maior atração talvez seja la Bastille. Um forte construído bem acima da cidade e que já foi palco de inúmeras guerras no passado. A última delas foi durante a resistência francesa às tropas de Hitler. Desde então, se converteu em ponto turístico, já tendo até sediado as olimpíadas de inverno de 68. Um teleférico garantiu uma subida rápida e confortável, já que o dia estava pra lá de frio com as temperaturas caindo fácil pro terreno negativo. Lá de cima, o visual é extasiante. Não fosse por uma névoa que comprometia parte da visibilidade, poderíamos até ter visto o Mont Blanc dali. Sem dramas, tivemos outra oportunidade de vislumbrar o ponto mais alto da Europa dois dias depois.

Grenoble à noite a partir de la Bastille

Frio?!

Logo na primeira noite, fomos a um bar universitário com um grande amigo do Vanish, o Felipe. Esse colombiano gente boa que mora na França desde criança se juntou a nós em várias ocasiões. Aliás, falamos muito dos lugares que visitamos, mas muitas vezes são os momentos com as pessoas que encontramos pelo caminho que deixam as melhores lembranças. Assim como foi inesquecível o dia que passamos com uma turma enorme na estação de esqui Les Deux Alpes. Para nós que só havíamos esquiado na América do Sul, impressionou a estrutura e o tamanho dessa que é uma das maiores estações da Europa. Uma infinidade de pistas que era impossível percorrer todas elas. Um dia perfeito, de muito sol e condições ideais de neve. Sensacional! Daqueles dias que ao deitar pra dormir vem aquela sensação de dever cumprido: hoje eu fui feliz!

Muitos risadas no bar com Felipe, Vanish e o Jullian (que tirou essa foto)

Bela turma para um belo dia de sky e snowboard

Nessa foto, lá no fundo, dá pra ver o Mont Blanc. Que vista!

Esse post foi publicado em França e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para dias elegantes nos alpes franceses

  1. Jayme Alexandre disse:

    Sensacional!!!

  2. Paula disse:

    luxo luxo! chiquemérrimos vcs…saudade!

  3. Sally disse:

    Que maravilha !!! Quando eu crescer vou copiar a ideia !!!
    bjos

  4. Uau, devem ter sido dias realmente inesquecíveis!
    Estou curiosa para ler sobre o Marrocos! Sem dúvida, vai ser um grande choque cultural depois da França.

    Divirtam-se! :)

    Bjs

  5. dimitri disse:

    que diliiiiicccciaaa! Magia branca!!! lindo. Quero ir tb! bjss e saudades!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s