barcelona!


Grenoble, 07 de março de 2011

Barcelona ferve! Não que tenha feito calor nessa última semana. Pelo contrário, a temperatura caiu e chegou a bater nos 2ºC. Mas, ferve por sua agitação, pelas incontáveis atrações e pela quantidade de turistas, lotando os pontos turísticos durante o dia e saindo a caça de diversão à noite em uma das mais vibrantes cidades européias. Passamos um tempo fantástico. Sem anfitrião dessa vez, começamos a nos adaptar a rotina dos albergues. Contudo, é preciso ficar atento, muita gente e menos segurança. Em Barcelona existem muitos pickpockets, prontos pra furtar sua carteira sem que se perceba. Não há nenhum tipo de violência física, é na malandragem mesmo…

Essa não foi nossa primeira vez por lá e nos demos ao direito de “pular” alguns dos destinos mais procurados (e cheios). Em troca, mais tempo pra explorar roteiros alternativos e com mais calma ao visitar aqueles lugares tão únicos que são obrigatórios em toda visita à capital da Catalunya. Por sinal, uma das lembranças que nós tínhamos era ver as informações escritas primeiro em catalão e só depois em castelhano. Não é mais bem assim. Praticamente em todos os lugares, desde cardápios até as propagandas espalhadas pelas ruas, tudo está escrito exclusivamente em catalão. Curioso ver que a língua que chamamos de Espanhol, comum a quase toda a América Latina, está longe de ser hegemônica na própria Espanha.

Está na lista dos lugares obrigatórios as diversas obras de Gaudi distribuídas pela cidade. Amamos Gaudi! Não houve arquiteto igual em nenhum lugar ou época. Extremamente ousado em seus palácios, parques ou igrejas, cada detalhe é único e inspirado nas formas da natureza. A grande estrela é a ainda inacabada Sagrada Família. A obra já centenária ainda está pela metade e levará provavelmente mais duas ou três décadas pra ficar pronta. Mas, a basílica já é monumental! Foi consagrada em 2010 com a finalização da nave central, que é de cair o queixo. Enorme e belíssima, ficamos ali uma tarde inteira. Também são inesquecíveis os traços de Gaudi no Parque Güell, na Casa Batlló, na La Pedrera e vários outros exemplos. Se tiver oportunidade, vá em todos que puder!

La Pedrera

Parque Güell

Se não tirar foto no banco de mosaicos, não foi à Barcelona

Detalhe na Casa Batlló

Está na lista dos passeios alternativos, um dia que passamos andando pelas ruas, com um guia nas mãos, a procura de outras jóias modernistas dos anos 1900’s. Nem só de Gaudi vivia Barcelona nessa época em que foi definida a cara de boa parte da cidade. A propósito, nós andamos muito. Embora tenha uma estação do metrô em praticamente toda esquina, vale muito à pena ir a pé. Por ser uma cidade compacta, com uma caminhada bem disposta se percorrem vários pontos interessantes. Por falar no exemplar sistema de transporte, chama atenção o papel dado as bicicletas. São centenas de postos pra pegar as bicicletas de uso comum, como são centenas os quilômetros de ciclovias bem demarcadas e com privilégios iguais ou maiores que dos carros.

Nosso albergue ficava próximo as Las Ramblas, uma espécie de calçadão cheio de artistas de rua e com 5 ou 6 turistas por metro quadrado. Marca o limite do Bairro Gótico, a parte mais antiga e uma das mais belas da cidade. Com atmosfera medieval e becos estreitos, lá se escondem praças lindas e pérolas como o Museu Picasso e a Catedral de Barcelona. E é também onde a boemia rola solta. Nós fomos a um bar/restaurante chamado El Pepe pra um rodízio de tapas, que é como chamam na Espanha nosso tradicional tira-gosto. Caro, mas memorável! Experiência cultural e gastronômica pra ninguém botar defeito! Nas Ramblas também está o mercado La Boqueria. Bonito por fora, bom e barato por dentro. Tem que ir comer lá! Ou comprar pescados e mariscos pra fazer em casa.

Também estivemos na região do Estádio Olímpico. Por ali, além do próprio estádio, do Museu Olímpico quase ao lado e do Poble Espanyol, está a Fundação Joan Miró, com muitas obras do artista catalão. Mas, a grande atração é o Palau Nacional, que abriga o Museu Nacional de Arte da Catalunya. É ao longo de suas escadarias, repletas de fontes, que acontece um famoso balé de águas no final da tarde. No dia que fomos, chovia e não esperamos para ver se haveria o show.

Apreciando a arte na Fundação Juan Miró

Mesmo de longe, o Palau Nacional chama atenção

Uma das cenas mais divertidas da viagem até agora aconteceu na praia, na Barceloneta. Praia com a temperatura beirando os 5ºC é programa pra turista ir bem agasalhado, não é verdade? Turistas talvez, mas o frio não era problema pra um cara que vimos completamente peladão e que, pra completar a cena bizarra, conversava serelepe com três velhinhas que estavam em um banco. Elas se acabando de rir provavelmente falavam com ele: “assim você vai pegar um resfriado, meu filho…” Hilário! Dali voltamos ao Parc de La Ciutadella, que já tínhamos curtido em outro dia vendo um grupo praticando sapateado no coreto.

Cascata Gaudi no Parc de la Ciutadella

Arco do Triunfo de Barcelona. Apropriado, não?

Como falamos, Barcelona ferve pela quantidade de atrações e diversões disponíveis. Não dá pra querer esgotar as possibilidades em uma semana. Para nós, encontramos um bom equilíbrio entre rodar saboreando as diversidades de uma cidade tão cosmopolita e ir onde todos também queriam ir. Pudemos tomar um café e depois umas cervejas com tapas com o Vanildo, grande amigo e anfitrião agora em Grenoble. Resolvemos alguns problemas que tivemos com o iPhone. E, para encerrar em grande estilo, na última noite fomos a um espetacular concerto de guitarra espanhola. O músico se chama Manuel González, uma fera. O palco, foi o Palau de la Música Catalana, um cenário indescritível que vale uma visita mesmo sem concerto pra assistir. Encontramos no YouTube um vídeo dele tocando lá, quem quiser conferir, basta clicar aqui. Bela maneira de fechar a semana!

Eu também toco música erudita, tá pensando o quê?

No Palau de la Música Catalana

Na última manhã, embarcamos satisfeitos com destino à França, mais especificamente à Grenoble, nos Alpes Franceses. As notícias daqui virão em breve. Enquanto isso, desejamos a todos no Brasil um excelente carnaval!

Esse post foi publicado em Espanha e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para barcelona!

  1. ana karine disse:

    Encontrei o post certo!!! rsrsrs

  2. ThaCunha disse:

    Eu e a Renata ficamos um tempão no parque Guell também.
    Adoro Gaudi e por isso Barcelona foi um lugar inesquecível!!!
    bjos e continuo acompanhando vcs!

  3. Frederico disse:

    Bacana Barcelona, linda! Tenho muita vontade de conhecer esta cidade e aquele país. Sensacional a viagem de vocês e os comentários também, estou viajando junto.
    Mas é claro que tudo que é bom, pode estragar um pouquinho: camisa das marias em Barcelona não combina, compra uma do Messi. kkkkkk
    E, com todo respeito a Gaudi, que adoro, existiram vários outros arquitetos fantásticos também, mas adoro ele também.
    Boa viagem e um abração.

    • Grande Bastos! Valeu, mto bom vc tá acompanhando daí!
      Vc tem razão com relação aos outros arquitetos. Até fizemos um tour pra explorar outros prédios mto legais. Mas, perdoe nossa ignorância de administradores, não mencionamos os nomes deles pq realmente não sabemos citá-los bem certinho. E Gaudi é realmente único. Ele usou a inspiração modernista, mas fez coisas mto loucas q eu nunca vi igual!
      Qto à belíssima camisa do Cruzeiro, ah, nisso não te dou razão nenhuma! ehehehe
      Abração!!!

  4. Lindas as fotos, exceto a do arco do triunfo! kkkkkk

  5. dimitri disse:

    Que otimo!!! Vcs foram no bairro eixample?

  6. sandra leite disse:

    Delícia de Barcelona, gente! bjokas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s