norte de portugal


Barcelona, 02 de março de 2011

Vida de viajante não é fácil! Já faz alguns dias que chegamos a Barcelona e já temos várias histórias pra contar daqui. Mas, ainda estamos devendo nossos últimos dias em Portugal e é sobre isso que vamos falar nesse post. Nossa casa no norte de Portugal foi a pequena e deliciosa Guimarães, que será a capital européia da cultura em 2012. Partindo dali, também visitamos Braga e Porto.

Apesar da séria crise que assola a Europa e, em especial, a Península Ibérica, são poucos os sinais concretos que pudemos ver até agora. Uma passeatazinha meio chinfrim em Lisboa e nosso trem que foi cancelado por uma greve. Nada demais, fomos pra outra estação e pegamos outro trem poucas horas depois. Viajamos bem confortáveis vendo Portugal passar pela janela.

Uma vez em Guimarães, já na estação, nos esperava nossa anfitriã na cidade. Aliás, anfitriã só não. A Sophia foi também nossa guia, chef de cozinha e parceirassa nesses dias inesquecíveis! Uma ótima companheira de grande astral que nos levou pra cima e pra baixo naquelas bandas. É amiga… já estamos com saudades!

Francesinha em Porto. Quando não era a mestra cuca, a Sophia era a guia gastronômica!

Guimarães

Portugal nasceu em Guimarães. Pelo menos é o que diz um grande letreiro na principal praça da cidade. Foi lá que começaram as batalhas que levariam à formação do País. Milenar e super bem preservada, é muito gostoso andar por suas ruas estreitas em meio ao casario de séculos atrás. Algumas construções são medievais, como o castelo em que supostamente teria nascido aquele que viria a ser o 1º rei de Portugal. Outro destaque é o Paço dos Duques de Bragança, palácio imponente no extremo de um trecho remanescente da muralha que protegia a vila na Idade Média. Passamos um dia pra lá de agradável por ali, rodando meio sem destino. Almoçamos em um daqueles largos com cara de viagem no tempo, saboreando uma alheira – tripa recheada com carne e farinha de rosca, prato típico e bem bom – acompanhada de cerveja e de um solzinho que espantava o frio.

Castelo de Guimarães

A muralha e o Paço dos Duques de Bragança

Braga

Outra cidade histórica na região e cheia de rivalidade com Guimarães, Braga não tem exatamente o mesmo charme. Algumas construções atuais acabam descaracterizando a paisagem, roubando parte da beleza. Ainda assim, vale a visita! Pelas belas praças, prédios e igrejas. E, principalmente, pelo Santuário do Bom Jesus do Monte, que foi inspiração pra Basílica do Bom Jesus em Congonhas, com seus profetas esculpidos por aleijadinho. Localizada no alto da cidade, tem um visual de respeito. Mas, o grande destaque é a sua escadaria repleta de fontes e estátuas que nos deixaram deslumbrados!

Na praça em Braga

Visual do Santuário do Bom Jesus do Monte

Detalhe da impressionante escadaria

Porto

Segunda maior cidade de Portugal, o Porto é o grande destaque da região. Até dá pra ser visitado em um único dia, mas é preciso acordar cedo e estar disposto a andar bastante. Logo na chegada, chama atenção os prédios antigos empoleirados nas encostas às margens do Rio Douro e as magníficas e enormes pontes de ferro conectando os dois lados. Uma delas, por sinal, foi projetada pessoalmente por Gustave Eiffel e outra por seu escritório. Comparado com Lisboa, o Porto tem um ar mais decadente e boêmio. As construções não estão tão bem conservadas e é um pouco suja, com um certo ar de abandono em alguns lugares. Mas, é cheio de atrações! Igrejas, igrejas e mais igrejas de todos os tamanhos e épocas. Aliás, em todas as cidades que passamos em Portugal, chamou atenção a quantidade de igrejas antigas por todas as partes. Fizemos um tour pelo que havia de melhor pra ver. Como pontos altos, almoçar a melhor “francesinha” da cidade – um sanduíche desses de comer com garfo e faca, com 10 tipos diferentes de carne, muito queijo e bem condimentado. Andar na margem do Douro, curtindo o visual incrível. E atravessar pro outro lado, de preferência pela ponte Luís I, pra degustar um vinho do Porto direto da fonte. E o melhor, fora a francesinha, tudo isso é grátis!

Ponte Luis I, para atravessar o Douro com estilo!

Pra onde se olha, se vê uma igreja

Degustando um vinho do Porto (e uma maçã!)

Pra finalizar os dias praticamente perfeitos que tivemos, tinha sempre um vinho em “casa” acompanhado de alguma especialidade da Sophia. Na última noite, um risoto de cogumelos que já é candidato a melhor refeição do ano! De lá, seguimos pra Barcelona. A temperatura que havia subido um pouco, voltou a cair. Mas, isso já faz parte de outra história, que nós contaremos em breve!

Anúncios
Esse post foi publicado em Portugal e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para norte de portugal

  1. Marinildes (Mári) disse:

    Amigos redatores da Folha de Sp, rs
    os textos estão perfeitos. Lugares e pessoas “muito interessantes” nesta viagem né Let, rs. beijos e aproveitem muito. Continuo viajando…
    Curiosidade: Braga em espanhol quer dizer calcinha…então é interessante ter uma cidade que se chama assim…rs

  2. Jeferson Vinhas disse:

    Fredonho, se ainda der tempo, coma uma “Francesinha” em Portugal…
    Letícia, não leva a mal… Trata-se de um prato típico dos nativos..
    Bjos e bom proveito!!!!

    • Grande Jeff! Comi a francesinha e achei uma delícia! Aliás, a Letícia até pegou uma pra ela também! Na verdade, ela dividiu com uma outra amiga nossa, veja vc a confusão… rs!

  3. eliane Moraes Leite disse:

    Estou adorando acompanhar a viagem de vocês!!!!!! Só conheço Lisboa e agora tenho um bom roteiro quando voltar a Portugal. Parabéns pelos textos !!! Vocês parecem reporter da Globo!!! Continuem aproveitando os mínimos detalhes.

    Beijos

  4. iliana disse:

    Filhos que lindo… Saudades…Mama

  5. dimitri disse:

    Gente, juro que to viajando com vcs! quem tá escrevendo esse texto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s